Blog | Guepardo Aventura ao Extremo

Blog

Voltar
Home > Blog

05

07

 

Teresópolis tem desde áreas de fácil acesso e com boa estrutura a locais para acampamento em altitude

 

Privilegiada pela natureza e onde estão localizadas três unidades de conservação ambiental, Teresópolis oferece muitas opções para quem gosta de aproveitar os momentos de lazer em meio a áreas preservadas. Uma delas é o camping: Em nossa cidade há locais de fácil acesso, que contam com excelente infraestrutura, inclusive chuveiro com água quente, a áreas para quem gosta de um pouquinho mais de aventura – os acampamentos em campos de altitude, como é o caso da Pedra do Sino. Nas férias do mês de julho, essa pode ser uma excelente maneira de passar os dias com toda a família, conhecendo melhor as belezas da nossa região e sem gastar muito. Nessa reportagem especial, vamos mostrar os três principais locais para realizar acampamentos e poder ver o mundo de cima ou, simplesmente, ter um contato direto com a natureza mesmo com o conforto de poder parar o carro ao lado da área de camping.

Pedra da Tartaruga

Com a criação do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, em julho de 2009, a Pedra da Tartaruga voltou a ser um excelente local para ser frequentado por público de todas as idades, principalmente para quem gosta de acampar. Anteriormente apenas um local coberto de mato, buracos e até lixo, um grande espaço no cume da montanha, que fica a 1.280 metros de altitude, foi transformado em uma área de camping. O terreno foi arrumado, há bancos feitos com lajotas e, agora, há água nas proximidades do topo da montanha. Uma nascente descoberta no cume de outra formação rochosa próxima, o Camelo, está abastecendo esse núcleo da unidade de conservação – administrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Da portaria do parque até o “casco” da Tartaruga, onde fica a área de camping, são menos de 15 minutos de caminhada. A dica é montar a barraca com a porta virada para a Mulher de Pedra e Três Picos, onde nasce o sol: Assim, não é preciso nem sair debaixo das cobertas ou do saco de dormir para ver o espetáculo da natureza de um ângulo fantástico. Além das cores fortes do início da manhã, geralmente o vale abaixo dessa montanha fica coberto de nuvens, deixando somente as formações citadas acima e outras de altitude similar de fora.

Não é necessário pagar ingresso para acessar o PNMMT, localizado entre os bairros da Granja Florestal e Salaco, havendo muitas placas indicativas ao longo da Estrada José Gomes da Costa Júnior. A unidade funciona diariamente das 8h às 18h e, para acesso mais tarde ou mais informações sobre o camping, o telefone é 2741-2234.

 

Texto: Marcello Medeiros
Fonte e Imagem: O Diário de Teresópolis


AVENTURE-SE!

Por:
Assessoria de Comunicação Guepardo
Fernanda Wieser
Fale Conosco: 0800.646.5687

Comente

Seguidores