Blog | Guepardo Aventura ao Extremo

Blog

Voltar
Home > Blog

17

05

No kit de camping e sobrevivência é indispensável deixar seu equipamento protegido da água e umidade, mas e quando você precisa proteger os fósforos? Comprar fósforos impermeáveis pode ser muito caro, no entanto há um método para tornar fósforos comuns resistente à umidade.
Preparamos algumas dica para você. Confira!

MÉTODO 1 – AGUARRÁS
Este é um dos melhores métodos, além de ser o mais seguro, A aguarrás tem um ponto de fulgor mais alto em relação à acetona encontrada nos esmaltes para unha. Além disso, essa técnica não exige o uso de fogo como os métodos da cera e da parafina.

Passo 1: Coloque de 2 a 3 colheres de sopa grandes de terenbitina (aguarrás) em um copo pequeno de vidro.

Passo 2: Coloque os fósforos dentro da terenbitina com a cabeça virada para baixo e deixe de molho por 5 minutos. Durante esse tempo, a substância vai encharcar o fósforo e depois vai deslocar a água do palito para fora.

Passo 3: Retire os fósforos do copo e coloque-os para secar sobre uma folha de jornal. Recomenda-se, geralmente a espera de 20 minutos até que a terenbitina em excesso evapore. Os fósforos que passam por esse processo ficam resistentes à água por muitos meses.

MÉTODO 2 – ESMALTE DE UNHA
Passo 1: Mergulhe a cabeça do fósforo em uma base de unha. Você deve cobrir pelo menos 3mm do palito (além da cabeça).

Passo 2: Segure o fósforo por alguns segundos para que o esmalte seque e depois coloque-o sobre uma mesa, deixando a cabeça suspensa, ultrapassando a lateral da superfície.

Passo3: Coloque uma folha de jornal no chão para absorver possíveis respingos.

MÉTODO 3 – VELA
Passo 1: Acenda uma vela e deixe queimar até ter uma boa quantidade de cera derretida. Mergulhe a cabeça do fósforo dentro da cera o suficiente para cobrir cerca de 3 mm do palito (além da cabeça).

Passo 2: Segure o fósforo por alguns segundos até que a cera endureça e depois coloque-o sobre uma mesa, deixando a cabeça suspensa, ultrapassando a lateral da superfície.

Passo 3: Quando a cera tiver esfriado, mas ainda não endurecido completamente, aperte a ponta do fósforo para selar.

MÉTODO 4 – PARAFINA
Passo 1: Derreta parafina em quantidade suficiente para obter uma profundidade de 1 cm.

Passo 2: Enrole um barbante ou cordão ao redor de todo o fósforo, até pouco antes do limite da cera. Isso forma uma tocha que pode queimar por até mais de 10 minutos.

Mais dicas:
-A terenbitina tem um ponto de fulgor relativamente alto em comparação com o esmalte de unha, por isso é mais segura para uso.
-Os fósforos também podem ser completamente cobertos com cera para que a água não penetre no palito.
-O esmalte de unha é mais volátil que a terenbitina, mas é melhor que a cera, já que esta pode se quebrar ou ser raspada.
-Se for usar algum dos métodos com cera, trabalhe o mais rápido que conseguir (sempre mantendo a segurança) para que ela não endureça.
-Não use o copo de vidro que encheu com a terenbitina para tomar nada depois.
-Se não estiver usando fósforos que podem ser acesos em qualquer lugar, guarde um pedaço da faixa abrasiva junto com eles.
-Se você não possui uma panela para banho-maria, derreta a parafina em uma tigela metálica sobre uma panela de água quente. Também é possível derretê-la em uma panela em fogo baixo, mas isso aumenta as chances de incêndio.
-Não use copo de plástico para a terenbitina, pois ele pode derreter.
-A terenbitina desloca toda a umidade absorvida. Então qualquer palito de madeira (não importa a idade) pode ser usado.
-Embora os fósforos tornem-se à prova d’água, é recomendado armazená-los em um local resistente à água, como caixinhas de plástico com tampa.
-Isso deve ser feito logo depois da compra dos fósforos para que eles não absorvam a umidade do ar.
-O método da vela funciona melhor com fósforos de madeira. Não utilize-o com palitos de plástico ou encerados.
-Despeje o restante da terenbitina não utilizada de volta ao recipiente original.

Adaptado de wikiHow.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

03

12

Nosso parceiro e amigo Batata do Guia do Sobrevivente fez essa semana um vídeo explicando como fazer uma fogueira utilizando o método Fibonacci. Ficou curioso? Então confira o vídeo abaixo!

Lembre-se em alguns lugares do Brasil é proibido fazer fogueiras, fique atento e preserve a natureza!

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

03

11

Estar em contato direto com a natureza, ter um momento especial com a família e amigos, viajar economizando, meditar são alguns dos diversos benefícios de acampar. Confira aqui os privilégios dessa atividade outdoor e aproveite esta experiência.
Muita gente está tão inserida na vida urbana que nem consegue imaginar uma vida ao ar livre. Acampar parece muito mais uma brincadeira de infância ou uma forma para se economizar grana na época da juventude do que uma opção de lazer.
Muita mais que isso, acampar é um estilo de viagem com uma experiência enriquecedora. Entenda agora o porquê:

Momento em família
Acampar permite estreitar e reforçar laços familiares num ambiente saudável. Na correria do cotidiano, esses momentos de intimidade e relacionamento podem ficar comprometidos e um acampamento no final de semana pode proporcionar momentos de lazer e união. Vemos muitas crianças também acampando desde pequeninas para elas acampar é uma diversão mas aprendem com brincadeiras noções de respeito à natureza, cuidado ao meio ambiente e convivência social.

Ar puro e felicidade
Ar puroAquela sensação de bem estar ao respirar um ar fresco e puro em meio às árvores parece bobeira, mas de fato o oxigênio libera a serotonina no cérebro que é responsável por esta sensação de felicidade e reduz o estresse. A luz do sol e a realização de exercícios também contribuem para aumentar a produção de felicidade no corpo! 🙂

Exercícios para o corpo
Nossos ancestrais que inventaram o acampamento ou que eles chamavam de subsistência rs não ficavam 8 horas por dia sentados atrás de uma mesa. Acampar envolve diversas atividades físicas: caminhar, procurar lenha, montar o acampamento, explorar a região. Você não precisa estar numa academia para fazer exercícios, só de carregar os seus equipamentos para acampar e montar o acampamento vai fazer seu sangue bombear e queimar algumas calorias!

Uma boa noite de sono
Partindo da premissa que você possui um equipamento decente para acampar, vai cair no sono rapidamente depois de um dia cheio de atividades e exercícios. Além disso, o som da natureza com cigarras, sapos, ondas da mar ou simplesmente o silêncio de uma montanha são ótimos para dormir. Vários campistas também afirmam que possuem ciclos melhores de sono depois de voltar de uma viagem acampando.

Meditação
Quando você acampar, não esqueça de desligar o seu celular. Tente deixar o notebook em casa e desconectar-se durante o acampamento aproveitando essa experiência com a natureza. Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir os benefícios da meditação aumentando sua auto-consciência por meio dessa ferramenta que reduz o estresse, a fatiga e melhora sua saúde como um todo.

Novas amizades
Acampar propicia momentos para conhecer pessoas de regiões e hábitos diferentes compartilhando experiências num ambiente de respeito, honestidade, cuidado e colaboração. Fazer novas amizades torna-se uma consequência natural com esta atmosfera construtiva.

Novos lugares
Fazer turismo e conhecer novos lugares desde os mais badalados até os mais remotos que ainda têm pouca presença do homem. Acampar permite ir a lugares mais privilegiados com pé na areia ou no alto de uma montanha. Também dá a liberdade de você decidir ir subitamente viajar no final de semana e ficar o tempo que tiver disponível (com exceção dos lugares badalados em alta temporada!).

Apreço pela natureza
Acampar possibilita um contato direto com a natureza conhecendo e vivenciado suas maravilhas desde paisagens, pássaros, flores, praias, montanhas e céus estrelados com harmonia e naturalidade. Aproveitando a serenidade dessa experiência e resgatando o que é uma vida simplificada, sentindo um pouco a maneira como viviam os nossos antepassados.

Lazer acessível
Há disponível diversas opções de equipamentos com todos os tipos de preços. Depois do primeiro investimento com a compra do seu kit para acampar, esses produtos são reutilizáveis e serão bem aproveitados pois permitirão muitas viagens! A compra pode ser até dividia entre amigos que realizam viagens com recorrência pois muitos itens podem ser compartilhados, principalmente a barraca. O dinheiro gasto em passagens aéreas e estadias de hotel podem ser apagados!

Um novo desafio
Acampando você pode experimentar algo novo, adquirir novas habilidades, aprender numa vivência prática. Estudos comprovam que novas experiências contribuem para a saúde do cérebro principalmente atividades que são físicas e intelectuais. E acampar envolve esses dois critérios. Somos sinceros e acampar não é só flores, tem todo um esforço de carregar peso, conseguir montar uma barraca, aprender a acender uma fogueira e outras questões que encaramos ao acampar. Mas esses desafios podem estimular seu cérebro a pensar e lidar com problemas complexos.

E tudo isso é possível por meio de um lazer, uma viagem com distração e divertimento!

Quer programar agora um acampamento? Confira os equipamentos básicos para acampar clique aqui.

Via trilheiros.net

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

30

06

Cada acampamento exige equipamentos específicos para diferentes locais. Existem vários fatores que influenciam a decisão como o clima, terreno, flora e fauna e principalmente o dia. Preparamos uma lista dos itens que devem ter sempre na mochila.

Mapa e Bússola
É muito importante em para localização em um lugar desconhecido.

Óculos de sol e protetor solar
A Exposição excessiva à radiação ultravioleta pode causar problemas oculares e de pele.

Comida e Água
Comida e água nunca é demais, é melhor prevenir.

Roupa
E melhor estar preparado para climas inesperados.

Cordas
Fundamental para montar abrigos ou até mesmo demarcar o local, para economizar espaço você pode optar por pulseira paracord.

Kit primeiros socorros
Como já falamos em outros posts o kit de primeiros socorros é um equipamento indispensável em qualquer aventura!

Faca/canivete
Você pode escolher o que melhor irá lhe atender. Uma ferramenta de corte é muito importante em casos de sobrevivência.

Adaptado da revista azimut.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

19

06

Você gostaria de acampar no inverno? Confira essas dicas que preparamos, você vai ficar morrendo de vontade de arrumar a mochila para o próximo fim de semana!

Quer acampar mas tem medo de passar frio? Confira essas dicas do Fui Acampar DICAS

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

18

06

Apesar do que vemos na televisão sobre algumas questões de sobrevivência, há algumas coisas que são equívocos e pode deixar sua vida em perigo. Então vamos revelar cinco mitos sobre a sobrevivência:

1- Beber sua urina para hidratar!
Nunca! Este é o pior mito sobre a sobrevivência. A urina tem uma elevada porcentagem de sal e outros resíduos tóxicos que poderiam ser potencialmente perigoso, poderia causar aumento da desidratação potável.

2- Em temperaturas congelantes, comer punhados de neve para hidratar!
É fácil acreditar que em um caso extremo de desidratação poderia “comer” pedaços de gelo ou neve que por serágua congelada estaria tudo bem. Isso é totalmente falso!Isso ira fazer com que a temperatura corporal cai perigosamente à hipotermia. Além disso, seu corpo vai consumir mais energia do que o necessário.

3-Se uma cobra te morde, “sugue” o veneno!
Falso! Este é um dos mitos que poderia facilmente colocar sua vida em risco. Isso irá rapidamente fazer com que a transmissão de bactérias infectem a ferida e a corrente sanguínea, parte mais perigosa. O que você deve fazer é se acalmar (diminuir a freqüência cardíaca), limpar a ferida. Se possível, tente identificar o tipo de cobra, será de grande utilidade para os médicos.

4-Se encontrar um urso, movimente suas mãos e grite!
Embora encontros com ursos selvagens são extremamente raros, deve sempre estar bem preparado para reagir da melhor maneira para qualquer eventualidade. Gritar e mover os braços pode assustar o urso que se sentirá ameaçado e irá atacar direto você. A melhor coisa a fazer é sempre manter a calma, estar atento ao ambiente, levar um gás ou spray de pimenta.

5- Se for preciso caçar, pode comer a carne crua!
Esse mito é muito popular, especialmente em programas de televisão que abordam questões de sobrevivência. Comer carne crua envolve um grande risco para a saúde de qualquer pessoa, você pode obter diferentes tipos de doenças e bactérias que podem desencadear uma série de falhas no corpo e até a morte.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

09

06

A feira Pesca & Cia juntamente com o Mariner Boat Show é um evento conhecido pela característica de levar novidades para os consumidores da região onde a feira é realizada, o evento é focado em fomentar o mercado local com produtos que sejam novidade, trazidos pelos fornecedores e importadores diretos para seus stands na feira.

Além de ser um ótimo passeio em família, o consumidor vai terá acesso com o que há de mais moderno na pesca, aventura e navegação.

A Guepardo estará presente na feira Pesca & Cia de Florianópolis, que acontecerá no Centro de Convenções de Santa Catarina – CENTROSUL nos dias:
11 Junho – 14h00 às 22h00 / 12 Junho – 14h00 às 22h00 /
13 Junho – 10h00 às 20h00 / 14 Junho – 10h00 às 18h00.

Venha conferir nosso stand e conhecer nossos lançamentos!

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

02

06

O kit de sobrevivência é uma peça essencial para qualquer expedição. Deve ser suficientemente compacto e leve o suficiente para levá-lo em todos os momentos, mas também útil para garantir a sobrevivência.

Você pode começar a fazer o seu próprio com uma lata vazia de balas ou em um recipiente de metal com tampa.

*Primeiros Socorros
Devido ao pequeno espaço da lata, levar apenas os itens mais essenciais:

– Ataduras e curativos: Será muito útil para pequenos cortes, arranhões ou bolhas com diferentes tipos de tecidos e curativos à prova d’água como estes podem ser úteis até mesmo para consertar um pequeno vazamento na tenda.

-Toalhas compactas: Usada para limpar feridas e picadas e também podem servir para acender um fogo.

-Comprimidos de purificação de água: Os mais populares são os de iodo e seu preço é acessível.

*Psicológico
Não importa quantos manuais leia antes de sair para uma aventura, sempre haverá algo que você não vai estar preparado para enfrentar. Imprevistos acontecem. Mas para isso tenha sempre em seu kit sobrevivência:

-Fotografia de entes queridos: Acredite ou não, esta é uma grande ajuda para alguém que está passando por uma situação de tensão.

-Papel e lápis: Para desenhar e mapear, deixar mensagens.

*Equipamento essencial
Esta é a parte mais importante de todo o kit de sobrevivência, usado para fazer fogo, caçar, construir abrigos .

-Serra de bolso: Uma grande ajuda quando se trata de cortar lenha para o fogo ou a construção de um abrigo.

– Faca resistente: Para caçar, cortar cordas e montar abrigo, também usada para defesa.

-Agulha e linha: Para reparar equipamentos ou roupas danificadas. Traga linha forte e agulha de medidas distintas.

-Fósforos impermeáveis e material inflamável: caso seu material não seja impermeável, guarde-os em um saco estanque.

-Mini kit de pesca: caso esteja perto de uma fonte de água será mais fácil para a captura peixes. A linha também terá outros usos de sobrevivência.

Caso ache complicado fazer um kit sobrevivência, tem a facilidade de compra-lo pronto. Várias lojas já tem disponível kits prontos de diversos tamanhos e materiais. Basta escolher, confira o da Guepardo:

Adaptado da revista azimut.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

28

05

Uma das coisas mais gostosas do camping é ficar ao redor da fogueira depois de um jantar, com a luz da lua e uma boa conversa com amigos! Todos adoramos pegar a câmera e capturar a essência do camping. A floresta, as barracas… a paisagem a noite é outra. Um espetáculo único! Mas muitas vezes o resultado não é o esperado. Fotografar a noite pode ser um tarefa muito difícil.
Então preparamos algumas dicas que você pode utilizar em suas fotos noturnas. Siga as dicas abaixo e consiga resultados incríveis. Basta lembrar que a prática leva à perfeição.

Use um tripé
Fotografia noturna é complicada pela falta de luz, o menor movimento da câmera irá resultar em algo desastroso. Sem dúvida o tripé será seu novo companheiro de aventura. Se não tiver um tripé procure um apoio fixo para que a câmera não se mova durante a foto.

Não use o flash!

A desvantagem do uso de flash é que ele reflete a luz em outros objetos, seja a barraca, uma árvore, uma pessoa, etc. Usar o flash é um tiro fatal com um fundo totalmente escuro, ele deixa o primeiro plano com excesso de luz. A foto vai ficar longe do resultado desejado.

Faça exposição longa
Uma foto perfeita, daquelas que vemos em revistas com o camping e milhares de estrelas geralmente utiliza longa exposição. Como funciona? Usando esse método estamos “programando” a câmera para capturar mais luz, permitindo capturar mais detalhes. Isso também vai capturar objetos em movimento. Quer se surpreender? Aponte sua câmera para o céu e veja as estrelas se moverem após longa exposição (experimente configurar sua câmera para exposição de 30 segundos).

Você não tem câmera “profissional”? Não se preocupe! A maioria das camas digitais têm os seguintes modos: “luz de velas, noturno, baixa luminosidade” tente colocar a câmera em um desses modos . Você tem menos tempo de exposição, mas ainda assim você vai conseguir fotos incríveis!

Utilize uma lanterna
Já falamos que você não deve utilizar o flash. Mas com uma lanterna você pode controlar a luz e iluminar o que você quer fotografar. Por exemplo, suponha que você queira tirar uma foto da barraca iluminada, mas também quer que a floresta apareça.

O que você deve fazer? Fácil! Coloque uma lâmpada no interior da tenda, de preferência uma com luz radial como a Lâmpada Tent Megalite, e tenha uma lanterna de mão para iluminar a floresta.

Tire a foto com exposição longa e com a lanterna de mão ilumine as árvores atrás. Faça alguns testes e veja se precisa diminuir ou aumentar a exposição. Acredite, o resultado é incrível.

Espere o fim de tarde
Um bom momento para fazer a fotografia da noite no fim de tarde, o período que começa meia hora antes do por do sol e termina 30 minutos depois do por do sol. As cores do céu ficam incríveis, mesmo com nuvens!

Agora, você está pronto para colocar em prática essas dicas simples na sua próxima aventura. Se você conseguir imagens bacanas compartilhe com a gente no Instagram, use a hashtag #guepardoaventura!

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

21

05

O Facão é uma ferramenta essencial para qualquer campista que quer desfrutar de uma boa fogueira à noite, mas é também um instrumento de sobrevivência, ele pode ser útil para montar abrigos também.

Para usá-lo, siga algumas dicas de segurança:

* Evite cortar na terra, pois, pode bater em uma rocha e isso irá danificar a lâmina.
* Trabalhe afastado dos demais, de preferência a uns 3m de distância da pessoa mais próxima.
* Quando golpear faça-o sempre para fora de seu corpo. Observe que se o facão errar o alvo, não atinge nenhuma parte de seu corpo.
* Não fique andando de um lado para o outro com a ferramenta na mão.
* Terminado o trabalho, limpe a ferramenta e passe um óleo ou graxa para evitar que enferruje.
* Preste muita atenção quando passar a ferramenta para outra pessoa. Tenha certeza que ela está segurando firme a ferramenta. (não deixe alguém sem conhecimento usar o facão)

Agora confira algumas dicas de manutenção e conservação para facão e serras:

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

Seguidores