Blog | Guepardo Aventura ao Extremo

Blog

Voltar
Home > Blog

17

05

No kit de camping e sobrevivência é indispensável deixar seu equipamento protegido da água e umidade, mas e quando você precisa proteger os fósforos? Comprar fósforos impermeáveis pode ser muito caro, no entanto há um método para tornar fósforos comuns resistente à umidade.
Preparamos algumas dica para você. Confira!

MÉTODO 1 – AGUARRÁS
Este é um dos melhores métodos, além de ser o mais seguro, A aguarrás tem um ponto de fulgor mais alto em relação à acetona encontrada nos esmaltes para unha. Além disso, essa técnica não exige o uso de fogo como os métodos da cera e da parafina.

Passo 1: Coloque de 2 a 3 colheres de sopa grandes de terenbitina (aguarrás) em um copo pequeno de vidro.

Passo 2: Coloque os fósforos dentro da terenbitina com a cabeça virada para baixo e deixe de molho por 5 minutos. Durante esse tempo, a substância vai encharcar o fósforo e depois vai deslocar a água do palito para fora.

Passo 3: Retire os fósforos do copo e coloque-os para secar sobre uma folha de jornal. Recomenda-se, geralmente a espera de 20 minutos até que a terenbitina em excesso evapore. Os fósforos que passam por esse processo ficam resistentes à água por muitos meses.

MÉTODO 2 – ESMALTE DE UNHA
Passo 1: Mergulhe a cabeça do fósforo em uma base de unha. Você deve cobrir pelo menos 3mm do palito (além da cabeça).

Passo 2: Segure o fósforo por alguns segundos para que o esmalte seque e depois coloque-o sobre uma mesa, deixando a cabeça suspensa, ultrapassando a lateral da superfície.

Passo3: Coloque uma folha de jornal no chão para absorver possíveis respingos.

MÉTODO 3 – VELA
Passo 1: Acenda uma vela e deixe queimar até ter uma boa quantidade de cera derretida. Mergulhe a cabeça do fósforo dentro da cera o suficiente para cobrir cerca de 3 mm do palito (além da cabeça).

Passo 2: Segure o fósforo por alguns segundos até que a cera endureça e depois coloque-o sobre uma mesa, deixando a cabeça suspensa, ultrapassando a lateral da superfície.

Passo 3: Quando a cera tiver esfriado, mas ainda não endurecido completamente, aperte a ponta do fósforo para selar.

MÉTODO 4 – PARAFINA
Passo 1: Derreta parafina em quantidade suficiente para obter uma profundidade de 1 cm.

Passo 2: Enrole um barbante ou cordão ao redor de todo o fósforo, até pouco antes do limite da cera. Isso forma uma tocha que pode queimar por até mais de 10 minutos.

Mais dicas:
-A terenbitina tem um ponto de fulgor relativamente alto em comparação com o esmalte de unha, por isso é mais segura para uso.
-Os fósforos também podem ser completamente cobertos com cera para que a água não penetre no palito.
-O esmalte de unha é mais volátil que a terenbitina, mas é melhor que a cera, já que esta pode se quebrar ou ser raspada.
-Se for usar algum dos métodos com cera, trabalhe o mais rápido que conseguir (sempre mantendo a segurança) para que ela não endureça.
-Não use o copo de vidro que encheu com a terenbitina para tomar nada depois.
-Se não estiver usando fósforos que podem ser acesos em qualquer lugar, guarde um pedaço da faixa abrasiva junto com eles.
-Se você não possui uma panela para banho-maria, derreta a parafina em uma tigela metálica sobre uma panela de água quente. Também é possível derretê-la em uma panela em fogo baixo, mas isso aumenta as chances de incêndio.
-Não use copo de plástico para a terenbitina, pois ele pode derreter.
-A terenbitina desloca toda a umidade absorvida. Então qualquer palito de madeira (não importa a idade) pode ser usado.
-Embora os fósforos tornem-se à prova d’água, é recomendado armazená-los em um local resistente à água, como caixinhas de plástico com tampa.
-Isso deve ser feito logo depois da compra dos fósforos para que eles não absorvam a umidade do ar.
-O método da vela funciona melhor com fósforos de madeira. Não utilize-o com palitos de plástico ou encerados.
-Despeje o restante da terenbitina não utilizada de volta ao recipiente original.

Adaptado de wikiHow.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Compartilhe

No comments yet.

Comente!

Seguidores