Blog | Guepardo Aventura ao Extremo

Blog

Voltar
Home > Blog

20

11

A Revista Pesca & Companhia deste mês apresenta em sua seção mercado as novidades em produtos para pesca e atividades náuticas, a Luva Breeze é um dos destaques, confira!

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

13

11


AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

05

11

A Guepardo quer inspirar novos aventureiros neste Natal. Por isso criamos este concurso para que você divulgue suas melhores aventuras!
Está esperando o que? Participe e concorra a 5 kits camping para aproveitar o fim de ano!
Confira em nossa Fan Page no Facebook as imagens participantes.
#NATALAVENTUREIRO

CLIQUE AQUI para enviar sua foto.
Preencha com seus dados e clique em “escolher arquivo” para adicionar a imagem.

Leia o REGULAMENTO

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

2 Comments Comente

04

11

Visite o stand Pé de Pato e confira os produtos Guepardo!

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

31

10

Existem três tipos de campistas (praticantes de camping) : o iniciante, o intermediário e o experiente.
Importante frizar que nenhum integrante de qualquer uma das categorias citadas é melhor, ou pior, que o outro.Cada um tem as suas necessidades com produtos, lugares e especificações de equipamentos de camping.
Uma barraca deve deve ser avaliada para a compra levando sempre em conta a frequência que esta será usada, e o local onde será montada.Porém deve ser escolhida com critério, seguramente o fator monetário, conhecido como “preço” é levado em consideração sempre.
Entretanto é importante que este valor deve ser avaliado através do fator “custo/benefício”.

O que significa o fator custo/benefício?

A resposta é simples para esta pergunta : e se a barraca vai deixar você “na mão” ?
Por exemplo : comprar uma barraca baratíssima para usar em um “Campus Party” é um ótimo negócio sem dúvida, porém usar a mesma avaliação para acampar na Paragônia, seguramente o seu sofrimento lhe ensinará.
No caso da escolha de uma barraca somente se baseada no preço ou tempo de montagem vale a máxima : somente o sofrimento traz o aprendizado.Um campista prudente é aquele que se orgulha do que preveniu sofrer comprando a barraca, e não apenas pelo preço que pagou. O fator “custo/benefício” é simplesmente o valor a pagar por uma barraca ser justo para que o campista esteja prevenido à interpéries como vento, chuva, logística, conforto térmico e assim por diante.

TIPOS DE BARRACAS

Iglu
É o tipo de barraca mais utilizada atualmente. Existem vários modelos diferentes (veja abaixo). Sua armação é de fibra de vidro, ou de alumínio. Com uma grande variedade de modelos, elas se adaptam para quase todos os perfis de campistas. De uma maneira geral podemos classificar os iglus da seguinte forma:

Iglu simples

Barraca Atena 3 pessoas.

Pode-se dizer que são os tipos mais simples. São aquelas barracas que possuem apenas um ambiente, que, dependendo do tamanho, pode comportar várias pessoas. Os modelos de iglus mais simples possuem na parte de cima um tecido que é apenas um “chapeuzinho”. Esses modelos (como o da foto) não são indicados para serem usados em situações outdoor com chuva, já que não costumam possuir boa impermeabilização.

Iglu com sobreteto

Barraca Vênus

Já os iglus com sobreteto oferecem mais conforto e segurança. Eles além de possuir um ambiente interno,possuem um cobreteto que garantem proteção contra chuva e vento, procure sempre barracas com mais de 1500mm de coluna dágua, isso garante sua impermeabilização. Mas é claro, nunca esqueça de esticar corretamente a barraca.

Iglu com avancê
contam com um avanço na frente da barraca que pode ser fechado até o chão. Dependendo do tamanho do avanço isso pode ser um ótimo quebra-galho, principalmente em dias de chuva! Esse espaço pode ser pequeno, apenas para colocar um calçado ou pode ser grande o suficiente para guardar mochilhas e tralhas dormir uma pessoa e já vem até com uma lona para colocar no chão. São legais para quem quer um pouco mais de espaço, além da área do quarto.

Barraca Zeus

Estrutural
Este tipo de barraca, é indicada para famílias que acampam e desejam uma boa estrutura. Ela possui um formato mais retangular, com divisões de quartos. E ainda há espaço para improvisar uma sala ou cozinha! É a barraca mais parecida com uma casa, ideal para famílias. Este tipo de equipamento, por ser feito com armações mais resistentes, é indicado para acampamentos de longa duração e onde não haja a necessidade de caminhar. Atualmente os modelos estruturais de barracas são mais leves, compactas e fáceis de montar.

Barraca Family Titan 6+6

Técnica
Ideal para quem faz expedições ou mochilões, este tipo de barraca é bem leve e compacto e acomoda 1 ou 2 pessoas. São ideais para quem precisa percorrer longos trajetos com as mochilas nas costas. As barracas técnicas tem resistência à chuva e vento reforçada, e podem ser específicas para cada tipo de clima.

Barraca Everest

Adaptado de: Fui Acampar e Blog de Escalada

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

27

10

COLOCAR A BARRACA EM UM CÓRREGO DE ÁGUA SECO

Este é um dos erros mais comuns entre os campistas. Ver um leito seco e achar que ele pode ser um bom lugar para acampar, quando na verdade é o oposto. No mato o clima é imprevisível, uma forte chuva pode cair a qualquer momento, a água vai procurar um leito ou córrego natural para escoar.
Evite os córregos naturais, eles ficam em áreas de declive, isso pode salvar seu acampamento.

TESTAR A BARRACA ANTES DE ACAMPAR

Este erro é típico entre os novos campistas. Comprar uma barraca e esperar chegar no local do acampamento para montá-la pela primeira vez. O problema é que se você não tem o conhecimento na montagem, essa pode ser uma difícil e demorada tarefa.
O ideal é que antes levar a barraca para o acampamento, você monte ela em casa. Assim você pode analisar mais tranquilamente a montagem e também ​​certificar de que todos os componentes estão completos.

SAIR DA TRILHA
Muitas vezes, é fascinante sair do caminho para “encurtar” rotas ou apenas dar uma de “explorador”. Essa atitude pode deixar você em apuros, ainda mais se você não tem conhecimento em orientação ou equipamentos necessários. É melhor sempre levar um mapa, GPS e procurar anteriormente conhecimentos rota da região que você está.

ALIMENTAÇÃO

Normalmente ao ir acampar com os amigos, cada um leva seu próprio alimento. O problema é quando um ou mais acabam esquecendo alguma coisa, e então é preciso dividir.
Antes de ir acampar, certifique-se de que todos estão levando comida suficiente e coloque sempre uma porção extra.

NÃO COMA PLANTAS E FRUTAS QUE NÃO CONHECE
Por falar em comida, leve em conta que muitos fungos e plantas são venenosas. NÃO coma se você não tem conhecimento sobre o assunto!

ESTICAR BEM O SOBRETETO DA BARRACA

A principal função das cordinhas e espeques da barraca é esticá-la para evitar infiltração de chuva e vento. Muitos campistas tem preguiça e acabam não dando atenção à montagem correta da barraca. Não importa qual é a sua barraca, não esticar bem o sobreteto vai causar infiltração.

LEVAR UM FOGAREIRO

Muitos campistas não costumam levar um fogareiro para cozinhar, acreditando que será sempre fácil de fazer uma fogueira. Mas e se uma chuva forte cai, ou se no local é proibido acender fogueiras? É por isso que devemos sempre levar um fogareiro para o acampamento.

PLANEJAR A ROTA

Isto pode soar um pouco repetitivo, mas a prevenção é muito importante ao visitar lugares selvagens. Planeje a rota que você vai seguir, e também pesquise os climas e dias. Compartilhe com um membro da família ou amigo esses dados para que eles saibam onde exatamente você está caso ocorra algum imprevisto.

BANCAR O HERÓI

Não tente imitar o que você vê o Bear Grylls fazer na TV. Principalmente porque todas as ações em um programa são controladas e acompanhadas por especialistas. Não coloque sua vida em perigo fazendo algo que você não conhece.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

22

10

A edição de outubro da revista Go Outside com o Guia de Equipamentos 2014 já está disponível. O Guia aponta através de análise e teste de especialistas, os melhores equipamentos para esporte outdoor disponíveis no Brasil.
A Guepardo faz parte dessa seleção!
Confira os produtos selecionados e as opiniões dos especialistas no assunto.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

16

10

Em um caso real de sobrevivência, uma de suas prioridades deve ser encontrar água para manter o corpo hidratado. Além disso, a água encontrada nos ambientes nunca deve ser bebida diretamente, é preciso retirar as bactérias que nela podem estar presentes. Existem alguns métodos para filtrar e purificar a água. Confira algumas dicas:

Filtro com tecido
Ao localizar uma pequena fonte de água, como um rio, lago, cachoeira, etc. Você precisa filtrar a água para retirar partículas como galhos, folhas ou insetos.
Assim, Você precisa utilizar um tecido de trama fechada, de preferência de algodão e filtrar a água passando-a pelo tecido. Você vai ter uma limpeza razoável da água para utilização. Este método é bem simples, no entanto existem outros métodos mais eficientes para purificar água.

Ebulição
Este método é básico, só precisa de uma fonte de calor como um fofogareiro ou fogueira. Deixe a água ferver por 20 minutos em um recepiente de metal que possa ir ao fogo. Quando água esfriar está pronta para o consumo. Utilize esse método em lugares onde a água encontrada é límpida.

Método SODIS
Trata-se de deixar uma garrafa PET com água filtrada e na luz solar direta por mais de 6 horas. Os raios ultravioletas purificam a água, matando as bactérias e os vírus. Apenas lembre-se de que a garrafa deve estar fechada.

Comprimidos purificantes
Esta é uma excelente escolha entre os comprimidos a base de cloro encontrados nas farmácias, eles matam vírus e bactérias da água tornando-a potável. A única desvantagem é que o sabor é um pouco estranho, mas vale à pena ter sempre alguns nas mochilas. Uma dica é após tratar a água com os estes comprimidos, despeje a água de um recipiente para outro várias vezes. Isso irá adicionar mais oxigênio e melhorar o sabor.

MAIS DICAS
COMO FAZER UM FILTRO DE ÁGUA DE EMERGÊNCIA – Blog Tocandira
COMO FERVER ÁGUA EM RECIPIENTE PLÁSTICO – SOS Aventura

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

14

10

A Guepardo foi destaque na Pesca Trade Show 2014. Confira a reportagem exclusiva da Revista Pesca & Companhia, veja também a matéria completa sobre o Holofote Tático T6 que ganhou o prêmio de melhor produto do ano na categoria camping.

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente

09

10

AVENTURE-SE!
GUEPARDO
www.guepardo.net
Fale conosco: 0800 646 5687

Comente